Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42936

Compartilhe esta página

Título: A Tábua de Galton como ferramenta para ensino de fenômenos probabilísticos.
Autor(es): PEDROSA, Alana Azevedo
Palavras-chave: Atividades criativas na sala de aula; Física (Ensino médio); Estatística; Ensino superior; Ferramentas – Probabilidades
Data do documento: 23-Dez-2020
Citação: PEDROSA, Alana Azevedo. A Tábua de Galton como ferramenta para ensino de fenômenos probabilísticos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de fenômenos aleatórios e probabilísticos fazendo uso da Tábua de Galton, tendo como foco principal a aplicação de experimentos como esse que são de fácil acesso e de baixo custo, para o ensino superior e médio. Através do uso de um protótipo da tábua, ficou evidenciado que alguns dos métodos estatísticos podem ser visualizados e, mediante os dados experimentais obtidos, ficou comprovado que a sua aplicabilidade pode ser realizada no ensino de disciplinas como a Física. Assim sendo, esta sistemática de levar a experimentação e a construção da mesma fica como parte importante na formação acadêmica na área de ciências e matemática, pois leva o aluno a investigar o fenômeno e ao final do experimento é possível analisar os resultados. Fica concluído que os resultados são coerentes com a teoria e que o protótipo da Tábua de Galton pode ser utilizado na sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42936
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEDROSA, Alana Azevedo.pdf897,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons